Só realize a compra de seu destino depois de verificar se seus documentos estão conforme legislação do destino da viagem. Em viagens internacionais o cuidado deve ser redobrado.

Tenha em mãos no momento do embarque o mesmo documento conforme seu cadastro no site, pois sem ele, você estará impedido de embarcar, caracterizando assim "desligamento da viagem", sem reembolso conforme Lei do ministério do Turismo.

A perda ou extravio de documentos é de exclusiva responsabilidade do portador, devendo este consultar autoridades locais para registrar ocorrência e embarcar ou retornar legalmente do destino.

* Tenha uma cópia dos seus documentos salva em e-mail, pois facilitará em caso de extravio (sem garantia de embarque).

OBS: A Trip Tri não interfere junto à autoridades quanto ao impedimento do retorno ou multas referentes a este item.

 

VIAGENS REGIONAIS e NACIONAIS:

Quais documentos devo apresentar no embarque destes roteiros?

BRASILEIROS MAIORES DE IDADE

Para viajar é preciso portar em mãos no dia do embarque o documento original com foto declarado no ato da compra (não é aceito certidão de nascimento). Podem ser utilizados como documento de identidade o RG, passaporte nacional, carteira nacional de habilitação, carteiras profissionais e carteira de trabalho (todas precisam ter fotos).

MENORES DE 12 ANOS:

Documento de identificação: RG ou CERTIDÃO DE NASCIMENTO. Crianças com até 12 anos incompletos desacompanhados dos Pais devem apresentar autorização registrada em cartório dos seus responsáveis para viajar.

ESTRANGEIROS:

Devem apresentar juntamente com o passaporte original válido, o Registro Nacional de Estrangeiro.

VIAGENS INTERNACIONAIS:

Quais documentos devo apresentar no embarque destes roteiros e consequentemente na fronteira? 

BRASILEIROS MAIORES DE IDADE:

Para viajar para o exterior é necessário apresentar um passaporte válido para países do Mercosul ou o documento de identidade com uma foto recente (independentemente, precisa ser o mesmo informado no cadastro do site). Carteira de habilitação (CNH) não é um documento válido para ingresso em outro país.

- O documento de identidade não tem prazo de validade, porém, deve estar em bom estado de conservação e a foto condizente com a realidade.

- O passaporte tem validade de 10 anos a contar da data de expedição e da mesma forma, estar em ótimo estado de conservação.

Clique aqui  e obtenha informações completas sobre documentação para viagem ao exterior.  

Clique aqui e tenha consigo os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados do Brasil em seu destino. Em caso de dificuldade não hesite em contatá-los;

Tenha sempre a cópia dos seus documentos gravados em seu e-mail. Estas cópias serão necessárias para adquirir um novo documento em caso de extravio do anterior.

MENORES DE 18 ANOS:

Crianças e adolescentes até 18 anos devem apresentar seu documento de identificação com foto (somente RG ou PASSAPORTE). Menores desacompanhados dos Pais devem apresentar autorização judicial de viagem registrada em cartório. É preciso a autorização de ambos os pais, mesmo que a criança ou adolescente esteja acompanhada por um deles. Menores desacompanhados de algum ou ambos os pais, sem posse da autorização de viagem para o exterior assinada pelo juiz, ou documentos originais será impossibilitado de embarcar, caracterizando abandono de viagem. Os dados informados na autorização judicial deverão idênticos ao documento de identidade (Pai, Mão e filho), item este fiscalizado pela Policia Federal na saída do país.

Menores que possuem autorização de um ou ambos responsáveis para viagens ao exterior expressa em seu passaporte não precisam da documentação acima mencionada.

#DicadaTrip: Verifique a opção mais rápida e prática de fazer esta autorização no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre e na Vara da Infância e Juventude de seu Município.

Clique aqui e tenha a informação completa na cartilha de informações para viagem ao exterior do Conselho Nacional de Justiça:

ESTRANGEIROS:

Clique aqui e confira a necessidade de VISTOS para entrar no países a serem visitados nas viagens.

Alguns países exigem o pagamento de taxas de reciprocidade para ingressar no país visitado.

Clique aqui e entre em contato com o consulado do país a ser visitado, validando sua saída do Brasil:

Sempre portar o PASSAPORTE junto com o RNE (registro nacional de estrangeiro) ou visto temporário de turista.