Viagem Ecologicamente Correta

Dicas para ter uma viagem mais sustentável

Muitas vezes, apesar de já adotarmos um estilo de vida ecologicamente correto no dia a dia, acabamos deixando algumas coisas de lado durante uma viagem. Porém respeitar o meio ambiente, é tão, ou mais, importante enquanto conhecemos novos destinos. Fazer uma viagem mais sustentável não é tão difícil quanto parece.

Para evitar o impacto ambiental durante nossas viagens é necessário adotar algumas medidas e sempre considerar o meio ambiente antes de fazer suas escolhas. Para ajudar você, vamos listar algumas dicas fáceis de como cuidar do planeta Terra:

Utilize transporte público ou divida a carona

Voar de avião é um dos meios de transporte menos ecológicos que existe, por isso se puder ir de ônibus vá ou divida o carro com os amigos. Alguns destinos possuem bicicletas para alugar, um ótimo jeito de conhecer a cidade gastando pouco. Utilize metrô, trem, bondinho! Quanto mais pessoas utilizam o mesmo transporte, mais ecológico ele se torna (e também mais econômico). Sempre que puder, e se não for perigoso, vá a pé, não exste nada melhor que explorar uma nova cidade caminhando por aí.

Incentive a econômica local

Se puder escolher, opte por comer em restaurantes que utilizem produtos locais, quando os ingredientes são frescos a comida fica ainda mais gostosa. Além de ser ótimo experimentar novos sabores e comida típica, é sempre uma boa experiência. Se for comprar lembrancinhas, compre em feirinhas, direto do artesão local, elas terão ainda mais sentimento e história.

Seja consciente sobre o seu gasto de água e energia elétrica

Às vezes, as pessoas se excedem nos gastos de água ou energia elétrica nas viagens, isso porque não pagam a conta do local no final do mês. Mas quem acaba pagando a conta mesmo é o meio ambiente, procure ter os mesmos hábitos que teria na sua casa. Ou até mais, já que alguns dos locais que visitamos sofrem com escassez de água ou recursos. Não utilize uma toalha por dia quando for ao um hotel, além de gastar milhares de litros d’água. Alguns deles também utilizam diversos produtos poluentes para limpeza.

Diminua as embalagens plásticas

Sempre que puder utilizar embalagens reutilizáveis, opte por elas! Ecobags são fáceis de carregar para todo lugar, é fácil dobrar e guardar na mala. Também evite utilizar canudinhos plásticos quando te oferecerem. Nossos oceanos estão cada vez mais cheios de plástico, ameaçando a vida marinha e o ecossistema.

Respeite as atrações turísticas

Muitas das mais belas atrações turísticas do mundo estão sofrendo graças ao turismo irresponsável. Não jogue lixo no chão, não retire nada que pertença a natureza, e caso sua a visita envolva animais, pesquise antes para saber como eles são tratados. Algumas organizações são ótimas e reabilitam e cuidam de animais, entretanto, também existem outras que apenas exploram a vida selvagem. Por isso sempre procure mais informações sobre os locais que você visitará.

Essas são pequenas dicas para deixar sua viagem mais ecologicamente correta, entretanto, são apenas o início.  Esperamos que elas estimulem muitas outras mudanças, não só nas suas viagens, mas na sua vida de maneira geral. Quanto mais preservarmos o ambiente em que vivemos, mais pessoas poderão vê-los e apreciá-los também.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *