Cataratas do Iguaçu

Foz do Iguaçu – Cataratas – PR

Localizada no oeste do estado do Paraná, Foz do Iguaçu atrai cada vez mais turistas interessados em conhecer a natureza exuberante do Parque Nacional do Iguaçu e a imponente Usina de Itaipu.

Essa é a região da tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina, um destino que encanta os turistas que pisam pela primeira vez por ali e surpreende os que voltam com amigos ou com a família.

O que fazer

Eleita uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu, fica dentro da reserva e oferece opções para dois a três dias de passeios.

Além de contemplar o maior conjunto de quedas d’água do mundo, a reserva concentra muitas espécies de fauna e flora da floresta subtropical e sua exploração pode ser feita pela terra, pela água e até mesmo pelo ar.

O Parque Nacional foi tombado como Patrimônio da Humanidade e parte da reserva pertence à Argentina. Vale a pena cruzar a fronteira para descobrir os encantos do lado de lá como, por exemplo, a Garganta do Diabo, um dos saltos mais impressionantes do parque.

É do lado argentino que fica também o Casino Iguazú, um dos mais badalados da região, com roletas, caça-níqueis, poker, etc. Se quiser visitar o lugar, tomara que a sorte esteja a seu favor!

Os que desejam conhecer a Usina de Itaipu, localizada do outro lado da cidade e tendo o Rio Paraná como cenário, contam com passeios diurnos e noturnos.

O roteiro inclui visita pela usina a bordo de um carro elétrico e passeios de barco ao por do sol para observação de estrelas e planetas no polo astronômico.

O que comer

Foz do Iguaçu está cercada de rios, portanto os peixes são as estrelas da gastronomia regional. O prato mais típico é o Pirá de Foz, feito com dourado e surubim, peixes típicos da região, mandioca, espinafre, cenoura, pimentão vermelho, gengibre e temperos diversos.

Nos hoteis da região você vai encontrar uma infinidade de pratos internacionais com sabores orientais, latinos e europeus.

Agora se você não dispensa uma boa carne, siga para os restaurantes de Puerto Iguazú, na Argentina, há boas opções na Avenida Brasil.

Passeios

Macuco Safari

Esse é um passeio feito em botes que permite apreciar as cataratas de um ângulo pra lá de especial, ou seja, no nível do rio. Prepare-se para se molhar bastante, se for verão é melhor ir de roupa de banho, caso contrário leve capa de chuva. O passeio dura duas horas e tem saídas tanto no lado brasileiro quanto no lado argentino.

Passeio de helicóptero

O passeio é bem curto, são apenas 10 minutos de sobrevoo, mas os cenários avistados lá de cima são impressionantes. Lá do alto, a grandiosidade das quedas fica ainda mais evidente.

Há opções de voos mais longos, com duração de 35 minutos, sobrevoando também a Usina de Itaipu, o centro de Foz e o Monumento das Três Fronteiras.

Parque das Aves

O Parque das Aves tem cerca de 900 animais provenientes dos cinco continentes, divididos em cinco viveiros totalmente integrados à floresta.

É uma loucura! Pois existem alguns ambientes onde é permitido entrar e você vai experimentar voos rasantes de canários e sabiás sobre a sua cabeça.

O ponto alto do passeio é o viveiro das araras-azuis que pousam tranquilamente nos ombros dos turistas.

Existe também um borboletário com 15 espécies de borboletas. O parque fica a 500 metros do Parque Nacional do Iguaçu.

Compras

Para aqueles que não dispensam umas comprinhas quando viajam, este é o lugar certo! Há quem se anime a cruzar a Ponte da Amizade e dar um pulo no Paraguai para aproveitar as ofertas, porém uma boa opção para fugir de tanto sufoco é a argentina Puerto Iguazú.

No Duty Free Shop, entre as aduanas brasileira e argentina, os produtos são legítimos e os preços baixos. Roupas, artigos esportivos e eletrônicos são vendidos sem impostos.  Aproveite!

About the author

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *