Como transformar um fim de semana em uma experiência inesquecível

Fim de semana

Viajar é terapêutico, mas nem sempre a gente tem como largar tudo e partir para uma aventura a qualquer momento.
Porém, não é preciso ficar esperando as próximas férias para colocar o pé na estrada de novo.
Existem diversos destinos que podem (e devem) ser aproveitados em um fim de semana ou feriado prolongado.

1. Vale dos vinhedos

O Vale dos vinhedos fica a 130 km da capital gaúcha e sugerimos que você comece o seu passeio pela Estrada do Sabor de Garibaldi e em seguida pelo trajeto do vale na cidade de Bento Gonçalves.

A ideia é andar sem rumo e sem destino certo conhecendo as vinícolas, conferindo novidades e fazendo pequenas compras de produtos coloniais como geleias, biscoitos, queijos, sucos e vinhos.

Aproveite para almoçar na deliciosa Osteria della Colombina, restaurante de comida típica italiana, renomado e especializado em slow e confort food. É preciso agendar antes, mas você não vai se arrepender. Visitas guiadas às vinícolas também devem ser reservadas com antecedência.

2. São Francisco de Paula

Essa cidadezinha cravada na serra gaúcha, localizada a 126 km de Porto Alegre, oferece encantos
únicos. Visite o Parque da Cachoeira nos arredores da cidade com trilhas para caminhadas que levam a quedas, poços e mirantes.

O espaço oferece ainda rapel e tirolesa. Perambule sem pressa pelas lojinhas que oferecem produtos de inverno com itens produzidos com lã de ovelha. Para almoçar a sugestão é o Castello Resto Pub e depois, dê uma passadinha na livraria Miragem e tome um café no Café São Bernardo.

3. Colinas e Imigrante

Colinas e Imigrante fazem parte do Roteiro Turístico Delícias da Colônia. Mas encontrar um bom estaurante para almoçar nessa região é um desafio. Por outro lado, existem muitos pontos e lojas onde é possível beliscar produtos coloniais e comprar chocolates, cachaças, doces artesanais e diversas guloseimas.

O trajeto em si é lindo, tem muito verde, arquitetura alemã, um cactário gigante, o Cactário Horst, e uma propriedade que cria avestruzes. Vale a pena conhecer!

No final da caminhada você dá de cara com o Convento Fransciscano São Boaventura, todo construído em pedra grês na década de 40 e que funciona como uma hospedaria.

4. Morro Reuter

Morro Reuter fica na famosa Rota Romântica a 64 km da capital e, por si só, é um caminho lindo e cheio de peculiaridades. Existem diversos ateliês espalhados pelo caminho, vai ser difícil sair de lá
sem levar pelo menos uma gravura.
Faça uma visita pelo ateliê da artista Anelise Bredowe e depois vá seguindo as placas. O Café Colonial Walachay é uma excelente pedida e o restaurante El Paradiso também é ótimo, pois tem uma estrutura similar a um parque. Seja qual for sua escolha, uma coisa é certa: seus fins de semana não serão entediantes!

Conhece outros roteiros legais como estes? Conte pra gente.

Deixe uma resposta