Dicas para trocar e levar dinheiro em seu mochilão

Dinheiro Mochilão

Muita gente sonha em fazer um mochilão, afinal, é uma experiência única. Você conhece novas culturas, pessoas de vários países, prova novos sabores e visita diversos locais maravilhosos.

É uma experiência transformadora, mas também possui desafios. Além de lidar com idiomas diferentes, você também precisará fazer contas em várias moedas e isso pode se tornar um problema. Por isso, vamos dar dicas para você se organizar melhor na hora de encarar as contas

Os desafios financeiros de todo mochileiro:

1 – Trocar dinheiro

O melhor a fazer nessa situação é estimar os gastos em cada país e monitorar o preço da moeda, porque o valor pode mudar todos os dias, você pode sair no prejuízo se não tiver esse cuidado.

2 – Levar dinheiro

Nunca é indicado levar apenas cartão de crédito, pois alguns lugares ainda só aceitam dinheiro. Porém, levar tudo em dinheiro vivo também pode ser arriscado. É sempre bom levar seu dinheiro em mais de uma forma.

Como trocar dinheiro para um mochilão

Como cada país possui sua própria moeda, com estabilidade variável dependendo da economia, é preciso ter alguns cuidados. O Euro e o Dólar são moedas, relativamente, estáveis, pois você pode comprá-las para ir para Europa ou USA, mas também conseguirá trocá-las na maior parte do mundo.

Em 2018, o peso argentino, por exemplo, ficou desvalorizado em relação ao mercado. Por isso, o ideal é trocar somente a quantidade que você irá precisar para a viagem.

Trocar dinheiro é uma aposta! E, como todo jogador esperto, você não vai colocar todas as suas fichas no mesmo cavalo. Afinal, os especialistas aconselham trocar seu dinheiro aos poucos.

Onde não trocar dinheiro:

  • Aeroportos
  • Câmbio paralelo

Onde trocar dinheiro (Casas de Câmbio):

  • Evite aquelas próximas a pontos turísticos
  • Escolha regiões com muitas casas de câmbio, para aproveitar o volume de concorrência
  • Vá durante os horários comerciais bancários

Mochilão pela América do Sul

Se você vai viajar para os países da América Latina, levar dólar e trocar nas casas de câmbio ao longo da sua trip, pode ser uma boa opção. Pois nem todos os países possuem todas as moedas da América do Sul.

As exceções, onde você pode levar reais são: Buenos Aires, Santiago e as cidades do Uruguai. Mas sempre leve outras opções além do dinheiro vivo e lembre-se de já sair do Brasil com algum dinheirinho trocado.

  • Que moeda levar para o Chile: Dólar ou Real
  • Que moeda levar para a Bolívia: Dólar
  • Que moeda levar para a Peru: Dólar
  • Que moeda levar para o Equador: Dólar
  • Que moeda levar para Argentina: Dólar ou Real

Muito Importante:

Se você for levar o cartão de crédito, lembre-se de desbloqueá-lo com o seu banco antes de qualquer viagem.

Tomando todos esses cuidados você evitará algumas surpresas e poderá planejar seu mochilão com mais tranquilidade. Partiu?

Deixe uma resposta