Toda e qualquer viagem é um aprendizado, porém existem alguns destinos que são capazes de mudar completamente a sua visão do mundo, o seu conhecimento de si mesmo e o seu entendimento do que esperar do futuro.
Pode até
parecer meio clichê dizer isso, mas o fato de olharmos para dentro de nós
mesmos com outros olhos, gera toda uma transformação pessoal difícil de
descrever. E esse processo pode ser facilmente
desencadeado a partir de uma viagem para um lugar transformador.
Os 6
lugares que selecionamos nesse post nem sempre são os mais tranquilos de chegar
ou de incluir numa programação de viagem, mas são lugares que têm inspirado
viajantes a repensar a vida e o mundo que nos
rodeia. Confira!
1. Butão

Viajar para o Butão é como entrar num outro universo, um mundo que parece ter parado (ou talvez avançado) no tempo. Ao circular pelas ruas desse pequeno país localizado na cordilheira do Himalaya, você não vai dar de cara com nenhuma grande rede de fast-food nem outdoors divulgando grandes marcas tão comuns em países ocidentais.
O
isolamento do país, a incrível hospitalidade e humildade da população
butanesa farão com que a sua viagem seja uma experiência absolutamente única e
inesquecível.
Decididamente, esse é o melhor lugar para que você repense questões como consumismo desenfreado e diversos outros fatores que cercam a nossa vida pós globalização.
2. Santiago de Compostela

A cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, e o famoso caminho de peregrinação que leva o mesmo nome não poderia estar de fora dessa lista.
Aqui a pegada é mística, essa é uma viagem não apenas turística, mas também espiritual onde a natureza, a história e a religiosidade se misturam.
Percorrer caminhos que foram traçados inicialmente na Idade Média para visitar o túmulo do apóstolo Santiago vai fazer com que você se desligue do que é material e faça uma conexão com o que realmente importa na vida. Vale a pena embarcar nessa!
3. Grand Canyon

Localizado
no sudoeste americano, bem perto de Las Vegas, conhecida como “a cidade do
pecado”, o Grand Canyon é uma das paisagens mais espetaculares do planeta. Mas
para desfrutar da imensidão do
maior cânion do planeta, esqueça os tours genéricos ou as excursões com grupos
de turistas e procure fazer uma caminhada contemplativa e calma nos imensos
paredões avermelhados.
Os
centros de visitação são pontos de informação, alimentação e descanso
existentes ao longo do Parque Nacional onde é possível
encontrar lanchonetes, lojinhas, banheiros e áreas de abastecimento.
4. Haiti
Essa é uma viagem do tipo em que o mais importante não é o destino em si, mas sim o que você vai fazer nele. Esse pequeno país caribenho foi quase completamente destruído por um terremoto em 2010 de proporções catastróficas deixando sua população totalmente desabrigada.
Você vai perceber que não tem preço ajudar na reconstrução de uma escola ou de uma casa de família em Porto Príncipe. Entre uma
ocupação e outra, aproveite para visitar as praias e cataratas existentes nesse país tão belo.
5. Xingu

O Parque Indígena do Xingu, localizado no estado do Mato Grosso, foi idealizado para garantir a preservação dos costumes indígenas e a qualidade de vida deles.
Visitar o parque é como fazer uma viagem ao período pré-colonial brasileiro e é uma excelente oportunidade para conhecer e vivenciar a cultura e sabedoria indígena tão criminalizada na nossa sociedade.
Aproveite para ver de perto o Quarup, a cerimônia mitológica que homenageia os mortos. Experiência indescritível!
6. Quênia

No Quênia você vai ter a oportunidade de participar de safáris e acompanhar rituais e costumes tribais que aos poucos estão desaparecendo com o avanço da civilização sobre os territórios dos povos semi-nômades africanos.
Não podemos deixar de citar que a fome, a miséria e a imensa desigualdade social assolam o país e também farão parte do cenário desse destino.