Passeio de Maria Fumaça – Um retorno ao passado

O trem do vinho, como é carinhosamente conhecido, é uma das grandes atrações da Serra Gaúcha, um passeio turístico-cultural que preserva viva as tradições dos antepassados, através de apresentações artísticas de música italiana, degustações de vinho, espumante e suco de uva. Além disso, há uma grande preocupação em manter viva e preservada a cultura ferroviária.

COMO TUDO COMEÇOU

A rede ferroviária chegou à região no início do século XX, facilitando o escoamento da produção de vinho e demais produtos locais, proporcionando uma base econômica sólida para os municípios da região. A linha entre Carlos Barbosa/Garubaldi/Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909 e foi finalizada somente em 1919. Transportou passageiros até a metade dos anos 70 e cargas até a metade dos anos 90.

Suas atividades foram retomadas para fins turísticos no início dos anos 90 com o propósito de operar o passeio de Maria Fumaça. No começo a manutenção era realizada em parceria com a Rede Ferroviária Federal. Após a privatização da Rede Ferroviária, a empresa que administrava o passeio de Maria Fumaça passou a ser responsável por toda a manutenção e conservação dos equipamentos, da linha ferroviária e das estações e prédios ferroviários. Com o passar dos anos os passeios foram aumentando e sendo reconhecidos internacionalmente.

LOCOMOTIVAS

As máquinas a vapor marcaram um importante período da história, o da Revolução Industrial. No dia 27 de setembro de 1825, o mundo – pela primeira vez – viu uma locomotiva a vapor na Inglaterra. Hoje, restam somente alguns exemplares em todo o mundo. Três dessas raridades estão em Bento Gonçalves, uma exposta na estação férrea e as outras duas percorrendo os trilhos.

MIKADO 156: fabricada nos Estados Unidos em 1941. Trabalhou na famosa estrada de ferro Teresa Cristina em Tubarão – Santa Catarina;

YUNG 4: Fabricada na Alemanha em 1954, veio para o Brasil onde puxava 11 vagões de minério nas minas de carvão da Companhia Siderúrgica Nacional.

A composição é formada por uma locomotiva e seis carros, que juntos pesam aproximadamente 300 toneladas (90 toneladas a máquina e 30 toneladas cada vagão aproximadamente). A locomotiva é acesa com lenha e durante o trajeto o fogo é alimentado com briquete (serragem compactada) e movida a água. este processo é realizado de forma sustentável utilizando água proveniente de captação pluvial. Seu consumo médio é de 4.000 litros de água por viagem e 900kg de briquete por passeio. O percurso realizado é de 23 km, numa velocidade média que varia de 20 a 30 km/h.

O PASSEIO

A Maria Fumaça percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa em um percurso realizado em aproximadamente 1h30min. As três cidades foram colonizadas por imigrantes italianos e preservam seus costumes e tradições, retratados no passeio de trem.

Na plataforma de Bento Gonçalves são servidos degustações de vinho tinto e suco de uva branca, a festa continua na parada em Garibaldi onde são degustados espumante moscatel e suco de uva tinto.

A EXPERIÊNCIA

Confira no vídeo abaixo como é a experiência de viajar no passeio de Maria Fumaça:

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