Choveu, e agora?

Quem que nunca passou por aquela situação de planejar uma viagem por meses e quando finalmente chegou a hora de viajar caiu uma chuvarada? E agora, o que fazer?

Temos que entender que a chuva é um fenômeno natural e não há como evitá-la, mas é possível tomar algumas atitudes para que ela não nos atrapalhe. Hoje traremos cinco dicas básicas para viagens com chuva.

1 – INVISTA EM ROUPAS IMPERMEÁVEIS

Ter uma jaqueta impermeável é indispensável para qualquer mochileiro. Há no mercado diversos modelos dos mais variados preços, é um item fundamental para que você não se molhe. Outra opção mais em conta é ter sempre uma capa plástica descartável na mochila.

Um item que também vale a pena investir para quem faz trilhas com frequência é uma bota trekking impermeável, além de ser mais resistente que os calçados normais, ela garante que os pés fiquem secos mesmo ao caminhar em locais úmidos.

Outro detalhe que temos que nos preocupar é com a mochila. Existem alguns modelos que já vêm com uma capa especial para cobrir a mochila em hipótese de chuva. Caso não queira trocar de mochila, é possível comprar apenas a capa.

2 – CARREGUE ROUPAS E CALÇADOS EXTRAS

Se observar que o tempo esteja chuvoso, acostume-se a levar consigo roupas e calçados extras para utilizar no retorno para casa ao final da trilha. Se molhar na chuva não é tão problemático, mas é bem desconfortável ter que realizar a viagem de volta com o corpo todo molhado e os pés embarrados. Além disso, tenha também na sua mochila uma toalha para secar o corpo e algum saco plástico para guardar as roupas e calçados molhados.

3 – PESQUISE ROTEIROS ALTERNATIVOS

Ao realizar o planejamento da tua viagem, pesquise também roteiros alternativos que possam ser utilizados para os dias de chuva. Caso a viagem seja para alguma cidade, confira quais são as opções de bares, restaurantes, shoppings e cinemas para onde você possa “fugir” caso a chuva chegue.

4 – TOME CUIDADO COM RIOS E CACHOEIRAS

Em dias chuvosos, tenha mais cautela ao atravessar rios ou ficar perto de cachoeiras. Após períodos de chuvas é comum que ocorram as “trombas d’água”, que é um crescimento repentino do nível da água. Dê preferência por ficar próximo às margens e já confira onde é o local mais alto e seguro para onde se possa correr caso ocorra alguma situação de emergência. Para quem faz trilhas em ambientes de risco, é muito importante ter consigo também um mini kit de sobrevivência. Para saber mais, clique aqui.

5 – DEIXA CHOVER!

A última dica, na verdade, é mais uma questão psicológica. É melhor passar um dia chuvoso viajando do que um dia chuvoso dentro de casa sem fazer nada. Concordam?

Tem-se aquela ideia que a chuva é um terror para uma viagem, onde não será possível aproveitar nada. Mas a realidade é justamente a inversa, num dia chuvoso podemos curtir tanto quanto em um dia de sol, toda a beleza da natureza continua lá, só vamos observá-la sobre outra perspectiva.

O que faz uma viagem especial nem é tanto o destino ou o clima, mas nós mesmos. Então não deixe de viajar só porque a previsão não está muito agradável, pois o sol está dentro de cada um de nós!

About the author

Uma pessoa apaixonada por aventuras, coordenador de viagens e membro do corpo de marketing da Trip Tri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *