Serra do Rio do Rastro

A estrada entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra em Santa Catarina foi eleita uma das estradas mais espetaculares do mundo por um site espanhol. Não é por menos, são 256 curvas em um trecho de aproximadamente 8 km, aproximadamente 32 curvas por quilômetro. Em pouco menos de uma hora é possível sair do nível do mar para uma altitude de 1.421 m, uma jornada de tirar o fôlego dos mais corajosos.

Sua história começa há muito tempo, ainda na época dos tropeiros que necessitavam levar gêneros de primeira necessidade que chegavam ao Porto de Laguna até o alto da serra. Então por volta do ano de 1870 foi aberta uma trilha no meio da mata que recebeu o nome de Serra do Doze que, posteriormente, passou a se chamar Serra do Rio do Rastro. Os homens percorriam a trilha no lombo de burros e a travessia podia levar dias.

Apenas na década de 1980 que a estrada foi finalmente pavimentada e iluminada; dando mais segurança para quem queira conhecer a região. Além de uma via rodoviária, a região transformou-se num importante ponto turístico da Serra Catarinense, que atrai milhares de turistas todos os anos. No alto da serra há um mirante com 1421 m de altitude, também encontramos lanchonete e lojinha de artesanato.

A Serra do Rio do Rastro é cortada pela rodovia SC-390 e fica a 340 km de Porto Alegre, 60 km de Criciúma e 130 km de Lages. Para quem queira conhecer a região, o indicado é ir pelo trecho litoral-serra (subida), para ter o alto da serra como a cereja do bolo da viagem. Mas cuidado, pois a estrada é muito sinuosa e exige atenção redobrada dos motoristas, a maioria das curvas têm formato de cotovelo, extremamente fechadas. Evite dias de chuvas ou com serração muito forte; pela estrada ser iluminada, viajar à noite não é um problema, mas dê preferência por contemplá-la durante o dia.

About the author

Uma pessoa apaixonada por aventuras, coordenador de viagens e membro do corpo de marketing da Trip Tri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *