Dicas do que fazer no Morro da Borússia e Parque Eólico de Osório

Se você está procurando um destino de bate e volta pertinho de Porto Alegre, considere conhecer Osório. 

Existem duas ótimas opções de locais para se visitar: o Morro da Borússia e o Complexo Eólico de Osório, com seus imponentes cataventos.

Mirante do Morro da Borussia

O Morro da Borússia é considerado uma zona de proteção ambiental às margens da BR 101 e uma importante área de Mata Atlântica. Com 400 metros de altura tem uma vista espetacular da cidade, mas ainda é possível ver, para além da cidade de Osório, o Parque Eólico, lagos, campos e até o mar de Tramandaí.

Existem duas formas de se chegar no topo: caminhando pela trilha em meio à mata ou, de carro, por uma estrada pavimentada que leva diretamente ao mirante. O mirante do morro fica junto a uma rampa de vôo livre, de onde saem vôos de asa-delta e parapente.

A poucos quilômetros do mirante é possível encontrar uma cascata formada pelas águas de um arroio no Sítio da Cascata da Borússia. Esse cenário maravilhoso é perfeito para descanso e contato com a natureza.

Outro lugar que deve estar na lista do que conhecer em Osório é o Restaurante do Dodô, um ponto obrigatório de parada, tanto para almoço quanto para a compra de produtos coloniais no mercadinho. O almoço é muito bom mesmo, a comida é excelente e a decoração do restaurante é bem legal, vale a parada!

Parque Eólico de Osório

E nossa dica final é visitar o Parque Eólico que, segundo informações da prefeitura de Osório, “é o maior Parque fornecedor de energia eólica da América Latina e o segundo maior do mundo em operação, desde 2006.  O parque é composto de 75 torres com 98 metros de altura, atingindo com as pás dos aerogeradores 135 metros de altura.”Os imponentes cataventos já são notados, de longe, ao se trafegar pela Freeway; e para quem se interessa pelo assunto para conhecer melhor o trabalho feito ali e garantir aquela foto diferentona, o parque conta com uma estrutura de visitação. As visitas duram meia hora e devem ser agendadas previamente pelo sitehttp://complexoeolicodeosorio.com.br/agendarvisita/

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *