Natal na Serra Gaúcha

A nossa amada Serra Gaúcha é famosa pelas suas lindas paisagens de inverno, mas a região é encantadora em todas as estações, com uma série de eventos que podemos desfrutar durante o ano todo.

No natal, as cidades ganham um charme todo especial: luzes, cores e diversão tomam suas ruas. Neste post iremos dar dicas de como aproveitar o natal na Serra gaúcha.

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA

O passeio de Maria Fumaça é um grande atrativo da Serra Gaúcha, que chama ainda mais atenção no período do natal, quando fica todo iluminado à noite por sua decoração composta por milhares de lâmpadas. Além disso, as apresentações dentro dos vagões ganham uma roupagem especial de natal com personagens lúdicos e apresentações artísticas.

Apresentação no interior do trem

A viagem tem inicio na cidade de Bento Gonçalves, onde os passageiros embarcam e logo de início já são envolvidos por toda a magia do espírito natalino. O desembarque ocorre na cidade de Garibaldi, quando todas as pessoas são convidadas a saborear vinhos e espumantes produzidos na região, também é servida uma janta deliciosa. Ao final da programação, fogos de artifício e um show musical finalizam com emoção o passeio.  

NATAL LUZ DE GRAMADO

Pórtico de Gramado decorado para o Natal Luz

Gramado é uma das cidades mais visitadas do Brasil, ao caminhar por suas ruas a gente tem a nítida impressão de estarmos em outro país, mas isso não é por acaso! Gramado inspirou-se em diversos países europeus para criar um universo mágico em solo brasileiro. Suas ruas são limpas e organizadas e a arquitetura dos prédios enche os olhos; andar nos pedalinhos do Lago Negro também é uma experiência fantástica, sem dúvida Gramado é uma cidade pensada para ser bonita e agradável, o lugar ideal para fazer qualquer um relaxar.

Desfile de natal pelo centro da cidade

Outro ponto forte é a gastronomia, com opções para todos os gostos e bolsos, ao caminhar por suas ruas conseguimos sentir o cheirinho de fondue, uma marca registrada da cidade de Gramado.

No período do Natal Luz a cidade fica ainda mais fascinante por causa de sua decoração característica, somos envolvidos pela magia natalina como se fôssemos crianças novamente. O festival ocorrerá de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020 com diversas atividades, desfiles a apresentações pelas ruas da cidade.

Confira os espetáculos que ocorrerão na edição deste ano:

Show do Lago – Illumination

Um grande concerto em um lago, repleto de efeitos especiais, bailarinos, coral, percussionistas, violinistas, fogos, águas dançantes, quatro telas de projeção. Assim é o Illumination, que apresentará narrativa na voz de Cid Moreira, contando a criação do mundo, o nascimento de Jesus e o verdadeiro sentido do Natal.

Teatro Musical A Lenda do Bosque de Natal

Diversão e emoção fazem parte dessa história que conta com trilha sonora original, figurinos luxuosos e cenografia grandiosa! Conheça os moradores de uma bela vila escondida no Bosque de Pinheiros de Natal e compartilhe com eles momentos de muita emoção, quando, em um dia qualquer, chega à pacata vila uma enorme encomenda endereçada ao Papai Noel. A situação traz à tona uma lenda antiga. Um clima de mistério se instaura! Onde está Papai Noel? O que acontecerá com o Natal?

Desfile A Magia do Noel

Tudo começa com o nascimento de Jesus. Em seguida, uma lindíssima parada que une a magia do Natal com o universo lúdico do circo. Por fim, um desfile criado em cima da figura do Papai Noel. Esse é o Desfile – A Magia do Noel, um espetáculo que emociona, entusiasma e encanta adultos e crianças.

Tannenbaumfest

Reúne a comunidade gramadense e turistas para colorirem ainda mais a cidade. Empresas, hotéis e restaurantes são responsáveis por enfeitar os pinheiros ao longo da Avenida Borges de Medeiros. Este grande encontro é realizado com muita música e participação de todos.

Parada de Natal

A Parada acontece ao longo da principal avenida de Gramado, a Borges de Medeiros, contando novamente com a Roda Sinfônica, uma mini roda-gigante com músicos animadíssimos sentados em seu interior, tocando seus instrumentos musicais, bateria, sax e lira. Um elenco qualificado de 40 componentes, entre artistas e produção, dá o toque especial à Parada de Natal.

Vila de Natal

Conta com expositores locais e a visita da Trupe de Natal sempre às 16 horas. Na Vila também fica a Casa do Papai Noel, que receberá a todos para ouvir os seus pedidos. Diariamente, das 10h às 22h, na Praça das Etnias.

Rua Coberta

Trata-se de um dos locais mais apreciados da cidade de Gramado recebendo diversas atrações dentro da programação do Natal Luz. Seguindo a tradição, serão realizados diversos shows musicais, de dança e teatro para diversão do público, diariamente às 19h30.

Árvore Cantante

A árvore mais tradicional de Gramado tem a honra de receber a presença de corais convidados de todo o Rio Grande do Sul com repertório Natalino em belíssimas apresentações – Sextas e Sábados às 17h30 – consulte programação.

Trupe de Natal

Seis personagens interpretando muita música e poesias se misturam para traduzir em cena as mais variadas emoções que o natal suscita. Ao caminhar pelas ruas da cidade e se deparar com os artistas da trupe, pois é um processo itinerante, o visitante entra num misto de alegria, saudade e reflexão.

Show de Acendimento

Papai Noel, está em sua biblioteca, como de costume, lendo as cartinhas que recebe de crianças do mundo todo, e, em meio a inúmeros pedidos, um chama a atenção. É a cartinha de Ana, uma menina doce, moradora da cidade de Gramado.

COMO PARTICIPAR DAS ATIVIDADES

Várias atividades do Natal Luz são gratuitas e ocorrem ao ar livre nas ruas da cidade, mas também há aquelas que existe a necessidade de adquirir ingressos com antecedência no site oficial do evento.

Para quem esteja procurando por uma viagem mais econômica de bate volta (sem hospedagem), é possível ir até as cidades em excursões que saem de Porto Alegre no período do festival. Para mais informações, clique aqui.


FONTES PESQUISADAS:
Site Oficial Natal Luz de Gramado
Gramado Experience
Prefeitura de Gramado
Site Maria Fumaça Tur

About the author

Uma pessoa apaixonada por aventuras, coordenador de viagens e membro do corpo de marketing da Trip Tri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *