Ah… O Uruguai

É difícil falar desse país tão rico em história, em pontos turísticos, em locais belíssimos, que nos tiram o fôlego com todo seu charme natural de ser. O Uruguai é um dos países mais encantadores da América Latina e é impossível fazer uma viagem internacional pelas Américas sem colocá-lo em sua lista de preferências.

Como deixar de fora um lugar que tem como ponto turístico Punta del Este que foi nomeado o balneário mais luxuoso da América do Sul, superando Armação de Búzios e Camboriú, no Brasil? O famoso monumento Los Dedos, que leva visitantes dos mais variados lugares do mundo ao seu encontro, sendo um dos monumentos mais conhecidos e citados do Uruguai. O Farol de Punta de Este também é um marco muito renomado da cidade, reconhecido por muito e uma referência nos artesanatos e lembrancinhas vendidos por lá.

E não podemos esquecer de Piriápolis, um dos balneários mais conhecidos e com uma incrível história de fundação – que só indo até lá para descobrir – que deixa qualquer turista encantado, assim como o Castelo de Piria, um importante museu onde morou o fundador da cidade. Por ali também temos a Capela de Santo Antônio, onde dizem que se você subir os degraus de joelhos ao lado de seu companheiro, vocês logo se casarão. Mas se descer os degraus de joelhos, o efeito será contrário, então cuidado…

Um lugar cuja a visitação é praticamente obrigatória, é a lindíssima Casapueblo. O que antes era apenas uma casa de verão do renomado artista plástico e arquiteto Carlos Páez Villaró, atualmente é uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo. Já imaginou assistir na primeira fila o pôr do sol uruguaio com um emocionante poema narrado na voz de Villaró? Pois é, a Casapueblo dispõe desse espetáculo que arranca lágrimas de qualquer pessoa.

            A capital, Montevideo, é um leque de opções  para se conhecer. Desde as praças com histórias importantes para a cidade, o mirante que nos dá a possibilidade de vislumbrar uma paisagem encantadora da cidade por cima, até o Mercado do Porto com atrativos gastronômicos de dar água na boca. Por ficar localizado junto ao Rio da Prata, é possível enxergar de perto os Navios Cargueiros chegando ao porto e descarregando, assim como vislumbrar a imensidão do rio com suas águas calmas.

Montevideo tem uma arquitetura chamativa, misturando o antigo ao moderno, desde prédios com características europeias até arranha-céus com visuais mais novos. Essa junção do “velho” com o “novo” é fascinante, pois mostra como a cidade evoluiu com os anos, sem falar da Puerta da Ciudadela cujo é um monumento em forma de arco que remete justamente a essa divisão da cidade velha com a cidade nova de Montevideo. E próximo dali há também o famoso Theatro Solis, é um dos símbolos arquitetônicos não só de Montevidéu, mas de todo o país o qual foi inaugurado em 1856 na presença do presidente Gabriel Antonio Pereira, com a representação da ópera Ernani de Verdi.

E como esquecer da Colonia del Sacramento? Ah, Colonia! Talvez a cidade com uma das arquiteturas mais belas de todo Uruguai, com cores vibrantes, prédios pequenos e aconchegantes, com moradores acolhedores e culinária magnífica. Um lugar arborizado, com uma praça belíssima em seu meio, pontos turísticos históricos, e ainda nos dando a gratificante visão de conseguir enxergar um pedacinho bem apagado de Buenos Aires do outro lado do rio. Em que outro lugar teríamos essa visão incrível? Colonia é o sonho de consumo de todo o turista, um lugar que mesmo sendo pequeno é recheado de histórias que nos encantam os olhos e os ouvidos.

Vai me dizer que não deu vontade de conhecer?!

O Uruguai é um país que precisa ser desbravado, conhecido, admirado, sua riqueza cultural é um de seus pontos mais fortes e apreciar suas belezas aquece o peito de um viajante curioso.

Autora: Sabrina Costa.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *