7 Dicas para quem vai acampar pela primeira vez

Pegar uma barraca e fugir da cidade para passar alguns dias curtindo a natureza é uma das experiências mais prazerosas que existem, para te ajudar a aproveitar ao máximo essa experiência, nós preparamos 7 dicas fundamentais para começar a acampar e fugir de perrengues. Confira:

1 – FAÇA UM CHECK-LIST

O primeiro passo para um acampamento sem dor de cabeça é garantir que nenhum item importante seja esquecido, para isso é importante fazer uma lista de tudo que seja importante e se certificar que todos tenham sido colocados na mochila.  Pegue um papel e monte uma lista de tudo que você precisará no acampamento, tente imaginar todos os cenários possíveis e anote tudo que você precisará. Insira aqueles itens essenciais como lanterna, fogareiro e utensílios de cozinha (caso queira cozinhar), roupas de calor, frio, banho (conforme o clima da região visitada); itens de higiene pessoal (escova de dente, pasta, desodorante, papel higiênico etc), filtro solar, repelente, chinelo, toalha. Depois que você já tiver anotado tudo, utilize a lista para montar a mochila e garantir que não esquecerá nada. Para ler mais sobre como montar uma mochila sem esquecer nada, clique aqui.

2 – A BARRACA

A barraca será a tua casa durante o acampamento, então nada mais justo que dar uma atenção especial a ela. O que não faltam são modelos dos mais diversos tipos e tamanhos, para escolher o tipo mais adequado é necessário pensar em como será a tua viagem.

Barraca tipo Iglu

Uma barraca mais pesada é melhor para viagens feitas de carro – já que não será necessário leva-la nas costas – e, geralmente, tem uma montagem e desmontagem mais trabalhosa, sendo indicada para estadias de média e longa duração. Os tipos Estrutural e Canadense se encaixam nesse modelo.  

Caso você tenha que percorrer longos percursos a pé, o mais indicado é optar por uma barraca mais leve e compacta, as do tipo Iglu, que costumam ser feitas em nylon ou variações deste material, são uma ótima pedida para estes casos.

Leve uma lona para forrar o solo e cobrir a barraca, principalmente se optar por um modelo mais simples, assim é possível evitar que haja infiltração de umidade para o interior da barraca.

3 – ESCOLHA BEM ONDE VOCÊ IRÁ ACAMPAR

Se você vai acampar pela primeira vez, dê preferência por escolher um camping com um pouco mais de estrutura (banheiros, chuveiros, tomadas, churrasqueiras ou cozinhas comunitárias), escolha um camping cuja localização e/ou infraestrutura condiga com suas prioridades e necessidades.

Depois que você já tiver acostumado a ficar em campings, pode passar procurar lugares mais afastados e sem nenhuma estrutura, nesses casos é fundamental estudar bem o destino, principalmente saber qual é o clima da região para não ser surpreendido pela temperatura ou pela chuva. Além dos itens do seu check-list, monte um mini kit de primeiros socorros para emergências na natureza, saiba mais clicando aqui.

4 – FAÇA O TESTE ANTES

Teste todos os equipamentos em casa, veja se eles estão completos e se estão funcionando. Jamais deixe para aprender a montar a barraca no destino. Tão importante quanto saber montar, é saber desmontar e guardar as peças no estojo, também treine isso para não ficar em apuros.

5 – ESCOLHA BEM O LOCAL DE MONTAGEM DA BARRACA

Antes de começar a montar a barraca, caminhe por todo o camping para escolher o melhor local.  Evite montar a barraca em encostas, perto de rios ou lagos e áreas com uma grande densidade de árvores; perceba onde a água acumulará em caso de chuva e também tenha uma atenção especial ao sono para não montar a barraca em cima de pedras ou raízes de árvores.

6 – TENHA UM BOM EQUIPAMENTO PARA DORMIR

Garanta um bom saco de dormir ou colchonete, algumas pessoas preferem colchões infláveis, mas é importante lembrar que ocupam mais espaço e nem todas as barracas são grandes o suficiente para abriga-los. Caso o acampamento seja realizado em um local frio, um isolante térmico é fundamental para deitar em cima porque a maior parte da nossa temperatura corporal é perdida para o solo, então o isolante térmico garantirá que você tenha uma noite quentinha.

Caso a sua escolha seja por um saco de dormir, saiba que cada modelo suporta uma temperatura diferente, então compre o tipo que seja mais indicado para a temperatura do local onde acampará (essa informação pode ser conferida na própria embalagem do produto).  

6 – NUNCA DEIXE SUA BARRACA ABERTA

Sempre deixe a barraca fechada para evitar que animais ingressem para o seu interior e te piquem durante a noite, fechar com a porta de tela já é o suficiente para impedir a entrada de moscas, mosquitos, formiga e até cobras. Leve também um cadeado pequeno que sirva no zíper da porta para poder deixa-la trancada e evitar o furto de seus pertences.

7 – EVITE GUARDAR ALIMENTOS NO INTERIOR DA BARRACA

Deixar alimentos dentro da barraca pode chamar a atenção de animais, os roedores podem inclusive furar a barraca e ingressar no interior da barraca mesmo que ela esteja fechada. Caso seja possível, mantenha os alimentos pendurados em árvores, por exemplo.

About the author

Uma pessoa apaixonada por aventuras, coordenador de viagens e membro do corpo de marketing da Trip Tri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *